quinta-feira, 29 de setembro de 2016

BULLYING: A VIOLÊNCIA ESCOLAR







Bullying: a violência na escola


Na atualidade, as escolas brasileiras vem sendo assoladas pelo fenômeno do bullying. Diariamente, são inúmeros casos relatados de crianças e adolescentes que sofrem algum tipo de violência física, moral ou psicológica. Mas, afinal, o que é bullying?
            Segundo ALMEIDA (2008) bullying é o ato de praticar ou se envolver em violência, seja ela física ou psicológica, de comportamento agressivo, intencional e negativo com execução repetida da ação, envolvendo crianças e adolescentes que apresentam relacionamento com desequilíbrio de poder.
De acordo com a Associação Brasileira de Proteção à Infância e Adolescência (ABRAPIA, 2006), o bullying apresenta algumas ações que são típicas, tais como:
colocar apelidos, ofender, zoar, gozar, encarnar, sacanear, humilhar, fazer sofrer, discriminar, excluir, isolar, ignorar, intimidar, perseguir, assediar, aterrorizar, amedrontar, tiranizar, dominar, agredir, bater, chutar, empurrar, ferir, roubar, quebrar pertences.
            Como a escola deve agir frente a este desafio? Que tipos de medidas devem ser tomadas? O que fazer com os agressores? Como tratar as vítimas do bullying? É possível acabar com o bullying?
São muitas as perguntas a serem respondidas, mas uma coisa é certa, a escola não pode ignorar o bullying e a violência escolar. Buscar soluções é responsabilidade de toda a comunidade escolar: gestor, supervisor, orientador educacional, famílias e alunos. Cabe a cada um fazer a diferença, promovendo a cultura de paz na escola e o respeito à diversidade.

Autoras: Livia Souza da Silva, Luciana Gomes da Silva Cardozo e Priscilla da Mata Bernardo

Referências
ABRAPIA, Associação Brasileira de Proteção à Infância e Adolescência. Programa de redução do comportamento agressivo entre estudantes. 2006. 

ALMEIDA, K. L.; SILVA, A. C.; CAMPOS, J. S. Importância da identificação precoce da ocorrência do bullying: uma revisão da literatura. Rev. Pediatr, 9 (1), 2008: 8-16.

           

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Introdução ao Blog Itaguaí

Esse espaço será destinado ao compartilhamento das pesquisas na disciplina GSE2 sobre as experiências dos profissionais da educação, em especial, Pedagogos Gestores atuantes na função de  supervisores, orientadores educacionais e coordenadores, na Educação Básica.