quinta-feira, 29 de setembro de 2016

BULLYING: A VIOLÊNCIA ESCOLAR







Bullying: a violência na escola


Na atualidade, as escolas brasileiras vem sendo assoladas pelo fenômeno do bullying. Diariamente, são inúmeros casos relatados de crianças e adolescentes que sofrem algum tipo de violência física, moral ou psicológica. Mas, afinal, o que é bullying?
            Segundo ALMEIDA (2008) bullying é o ato de praticar ou se envolver em violência, seja ela física ou psicológica, de comportamento agressivo, intencional e negativo com execução repetida da ação, envolvendo crianças e adolescentes que apresentam relacionamento com desequilíbrio de poder.
De acordo com a Associação Brasileira de Proteção à Infância e Adolescência (ABRAPIA, 2006), o bullying apresenta algumas ações que são típicas, tais como:
colocar apelidos, ofender, zoar, gozar, encarnar, sacanear, humilhar, fazer sofrer, discriminar, excluir, isolar, ignorar, intimidar, perseguir, assediar, aterrorizar, amedrontar, tiranizar, dominar, agredir, bater, chutar, empurrar, ferir, roubar, quebrar pertences.
            Como a escola deve agir frente a este desafio? Que tipos de medidas devem ser tomadas? O que fazer com os agressores? Como tratar as vítimas do bullying? É possível acabar com o bullying?
São muitas as perguntas a serem respondidas, mas uma coisa é certa, a escola não pode ignorar o bullying e a violência escolar. Buscar soluções é responsabilidade de toda a comunidade escolar: gestor, supervisor, orientador educacional, famílias e alunos. Cabe a cada um fazer a diferença, promovendo a cultura de paz na escola e o respeito à diversidade.

Autoras: Livia Souza da Silva, Luciana Gomes da Silva Cardozo e Priscilla da Mata Bernardo

Referências
ABRAPIA, Associação Brasileira de Proteção à Infância e Adolescência. Programa de redução do comportamento agressivo entre estudantes. 2006. 

ALMEIDA, K. L.; SILVA, A. C.; CAMPOS, J. S. Importância da identificação precoce da ocorrência do bullying: uma revisão da literatura. Rev. Pediatr, 9 (1), 2008: 8-16.

           

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