domingo, 9 de outubro de 2016

Bullying



O Bullying se caracteriza através de um ato, pela violência física ou psicológico, de forma intencional e continuada de um individuo, ou grupos contra outros grupos, ou outros individuo, sem motivos claros. O Bullying até pouco tempo era visto como fatos isolados, “briguinhas de crianças” e normalmente família e escola não tomavam nenhuma atitude a respeito. Hoje nos dias atuais, o Bullying é reconhecido como problemas crônicos e com serias conseqüências, tanto para vítima como para os agressores.
Ao pesquisar sobre esse tema descobrir que existem dois tipos de Bullying segundo Gabriel Chalita (2008).
O Bullying direto que ocorre quando a vítima é atacada diretamente pelo agressor sendo utilizado com uma freqüência maior entre os meninos, usando agressões físicas como: bater, chutar, tomar pertences, empurrões, roubos e as atitudes verbais que são insultos, apelidos pejorativos que ressaltam defeitos ou deficiências e atitudes de discriminação, expressões e gestos que geram mal a vítima.
O Bullying indireto, é a forma mais adotada entre o sexo feminino e crianças menores. As estratégias utilizadas são atitudes de indiferença, difamações, fofocas, rumores degradantes sobre a vítima e familiares entre outros.
De acordo com Chalita (2008) o Bullying indireto leva a vítima ao isolamento social, desenvolvendo uma atitude de insegurança e dificuldade ao se relacionar, muitas vezes tornando-se uma pessoa retraída e indefesa.
Com isso é possível observar que a maioria dos atos de Bullying tem ocorrido nos ambientes escolares causando assim grandes conseqüências como diz Fante (2005), as vítimas, agressores e as testemunhas do Bullying, estão sujeitos a sofrer prejuízos na formação “psicológica, emocional e socioeducacional”.
O Bullying gera diversas conseqüências como grandes traumas difícies de serem superados, isolamentos, revoltas, pensamentos destrutivos, alimentados pela raiva reprimida em conseqüência nasce o desejo de cometer suicídio e etc.
Cabe ao professor partir de grandes observações no ambiente escolar, principalmente em sala de aula para que o Bullying possa ser indendificado. E assim que o Bullying for indendificado é preciso que o professor comunique aos demais profissionais e com a ajuda do pedagogo criem idéias de atividades que visam acabar com a pratica do Bullying no ambiente escolar.
É preciso que o pedagogo promova um dialogo com todos os alunos da escola juntos e também com cada aluno individualmente.
Também é essencial uma redação feita por cada aluno sobre ele mesmo e sua atitude, palestra sobre o assunto com grandes profissionais que entendem do assunto, e até com as pessoas que já sofreram algum tipo de Bullying, pesquisas na internet com os alunos, jogos de simulação, debates e etc.
É de suma importância que as escolas visem a melhoria do ambiente escolar e através disso identifiquem o Bullying e trabalhem, lutem para que essa prática que já é crime ser encerrada.



Referência Bibliográfica
brasilescola.uol.com.br/



ALUNAS:
CÁTIA 14112080294
MARTA 14112080287
NATÁLIA 14112080298



Resultado de imagem para BULLYING
UM PROFISSIONAL CAPACITADO SABERÁ OS MÉTODOS EFICIENTES PARA SE TRABALHAR TEMAS TRANSVERSAIS DE FORMA A  ATINGIR O ÂMAGO DAS QUESTÕES E ERRADICAR TAIS ATOS ABOMINÁVEIS.

Resultado de imagem para BULLYING







Nenhum comentário:

Postar um comentário