Violência Escolar
Quando lemos sobre bullying ou violência escolar, podemos observar que muitas são as opiniões sobre o assunto e que mesmo conclusões de estudos feitos para investigar as possíveis causas para os diferentes tipos de violência nem sempre apresentam uma solução ou maneira de lidar com os problemas no dia a dia.
Pode-se observar que os motivos mais comuns que levam a pessoa a praticar bullying são problemas sociais ou psicológicos como, a´própria pessoa já ter sido vítima de bullying, maus exemplos vindos do ambiente em que vive e problemas com insegurança querendo assim passar a impressão de que é melhor, mais forte ou mais esperto.
Os que praticam a violência escolar escolhem como vítimas pessoas solitárias (os que tem dificuldade de interagir), aqueles que são considerados diferentes por causa da aparência, raça, religião ou deficiência e os que tem baixa autoestima porque geralmente não reagem.
Como gestores podem combater a violência na escola? É importante que estes estejam atentos em providenciar que o tema seja discutido em sala. problematizar o assunto pode fazer com que os alunos reflitam sobre ele. Deixar eles se expressarem sobre o que consideram ser violência, se já presenciaram, como acham que pode ser combatida pode ajudar orientadores e coordenadores a encontrar soluções para o problema. Pode-se até mesmo organizar campanhas contra o bullying com a participação dos próprios alunos.
A violência escolar é um fato e infelizmente não é tarefa fácil erradicá-la, no entanto, com esforço, planejamento estratégico e nclusão do assunto no currículo escolar é possível contribuir ao menos para a diminuição do problema.
Juliana Ferreira e Kelli dos Santos Gouvêa
Nenhum comentário:
Postar um comentário