sábado, 8 de outubro de 2016

pedagogia nossa de cada dia

A pedagogia superando os desafios
Políticos, educadores, gestores, professores, pesquisadores, alunos e pais têm falado muito sobre a qualidade da aprendizagem nas escolas e faculdades do país, pois ninguém escapa da educação. Em casa, na rua, na escola, de um modo geral, todos nós envolvemos pedaços da vida com ela: para aprender, para ensinar, para aprender e ensinar, Para saber, para fazer, para ser ou para conviver, todos os dias nós misturamos a vida com a educação. Considerando que a Pedagogia é a ciência da educação e ela ocorre em todos os espaços, visto que é fruto da socialização. Cotidianamente a educação tem se tornado pauta em diversas discussões, pois se pensa educação como um processo de construção que integra, simultaneamente, diversos conhecimentos e promove o desenvolvimento intelectual e moral do indivíduo, sendo construído, culturalmente, a partir do contexto familiar e social.
 Atualmente a sociedade apresenta demandas de caráter social e educacional promovidas pelos efeitos do sistema capitalista e da globalização que ultrapassaram os limites formais do espaço escolar. Antes, via-se apenas a relação existente entre educação e escola; hoje, na contemporaneidade, essa visão mudou, abriu-se para o entendimento da sociedade, com um leque de possibilidades da educação também em espaços não escolares. O pedagogo, diante desse novo paradigma, numa sociedade em constante processo de transformação, é o profissional que, a cada dia mais, se enquadra para exercer essa função de transmissão do conhecimento em diferentes espaços, sejam eles institucionalizados ou não, em diversas modalidades. Portanto, ele precisa estar preparado para os desafios do mundo contemporâneo, sobretudo com as mudanças bruscas do sujeito social motivadas pelo surgimento das novas tecnologias e pelos efeitos da economia.
 As discussões acerca de tantas questões que envolvem, hoje, o campo pedagógico e os profissionais da Pedagogia estão diretamente ligadas aos fatos sociais. Ao pensar na identidade desse profissional, é preciso entendê-lo como um sujeito que está dentro da sociedade e que é responsável pela formação de outro sujeito dentro dessa mesma sociedade e isso se dá pela educação. Entretanto, a sociedade brasileira não dispõe de uma educação pública de qualidade por não ser  esta uma prioridade do poder público. Hoje, sabemos que o profissional da educação, motivado pelos desafios, não se gradua somente para trabalhar dentro das salas de aula; entendemos que várias são as funções desse profissional que, por possuir uma formação que engloba a didática, as metodologias, a psicologia da educação, a sociologia da educação dentre outras disciplinas tão importante quanto, é o responsável por várias formações humanas em qualquer ambiente que dele necessite. Nesse sentido, entende-se que o fazer pedagógico requer além das competências profissionais a afetividade e a empatia, como também, ele deve estar consciente e preparado para lidar com os múltiplos e abrangentes desafios que vão desde a violência ao fracasso escolar, sendo assim ele deve atuar com base a utilização de visões críticas e humanitárias que envolva a busca de soluções mais lógicas, coerentes e significativas. Ser pedagogo não é apenas ser professor, ser pedagogo é ser responsável pelo processo  educativo, é saber lidar com o diferente, sem preconceitos. Nas mãos de um pedagogo está o futuro de muitas pessoas. Ser pedagogo não é fácil, requer dedicação, confiança e perseverança. Assim, o pedagogo deverá sempre estar atento a toda e qualquer novidade na educação. Não podemos prever o que haverá daqui a um tempo, mas sabemos que sempre teremos um desafio a superar.

O cerne do processo pedagógico deve ser localizado nas experiências do prazer de estar conhecendo, nas experiências de aprendizagem que são vividas como algo que faz sentido para as pessoas envolvidas e é humanamente gostoso, embora possa implicar também árduos esforços. (BUFFON e CAVALLET, 2002)
 

Texto próprio por :
 Luciano dos Santos Cardoso  matr.14112080445
Janaina Ramos  Euzébio  matr. 14112080438
Miria Gonsalves e Silva  matr. 14112080169







3 comentários:

  1. Realmente,nossa futura profissão é cheia de desafios. Precisamos nos preparar para enfrentá-los.

    ResponderExcluir
  2. Realmente,nossa futura profissão é cheia de desafios. Precisamos nos preparar para enfrentá-los.

    ResponderExcluir
  3. Muita dedicação e paciência para lidar com as adversidades, e assim, alcançar os objetivos da profissão.

    Livia Souza da Silva -14112080447

    ResponderExcluir